Sunday, October 18, 2009

VeckoRevyn, 3 de setembro de 1969

"Nós nos apaixonamos durante uma gravação de TV"



O grande romance de verão no mundo Schlager* seriamente iniciado entre Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus, do conhecido Hootenanny Singers de Västervik.


- Eu sempre achei Björn agradável e doce. Mas eu nunca pensei que seria eu e ele algum dia. Björn é verdadeiramente a melhor coisa que aconteceu comigo.

Agnetha Fältskog, 19 anos, está apaixonada. O objeto de sua paixão quente é Björn Ulvaeus, cantor em Hootenanny Singers e agora também um artista solo. Björn está completamente caído pela cantora loira de Jönköping. Eles estão juntos há seis meses e Svensktoppen** agora tem o seu primeiro romance real.
Na primavera de 1968 pudemos ler nos jornais que Agnetha Fältskog tinha ficado comprometida com o bem sucedido compositor alemão Dieter Zimmerman. O casal havia se conhecido durante uma das visitas de Agnetha à Alemanha, e depois de muitas cartas e telefonemas e viagens, os jovens trocaram anéis um com o outro. Eles foram apresentados aos pais um do outro e tudo foi maravilhoso.

- Mas não deu certo nos vendo tão pouco, diz Agnetha, e um fio do seu cabelo se move longe do seu rosto. Estávamos ambos com ciúmes e, morando longe um do outro, ficávamos imaginando o que o outro estava fazendo.
- Nós tínhamos planejado casar, eventualmente, mas não decidimos sobre uma data. Por outro lado, nós tínhamos reunido mutuamente algumas coisas para a nossa casa no futuro. Mas esse fato não nos impediu de, finalmente, perceber que era melhor romper.
- Claro que foi deprimente em primeiro lugar. Duas pessoas que estiveram envolvidas realmente têm muito em comum. Além disso, você dá um pequeno pedaço de si mesmo em tais conexões.

Falamos sobre um monte de coisas, tudo sobre eventos políticos em todo o mundo para as danças populares, mas de alguma forma acabávamos sempre a falar de Björn Ulvaeus.

Eu senti a mão dele

- Logo após o rompimento com Dieter eu comecei com a gravação de um programa de TV sobre Jules Sylvain (compositor sueco). Björn também participou desse programa. Eu tinha encontrado com ele antes, mas não houve qualquer chama até então. Nunca vou esquecer uma cena onde todos os participantes foram segurar as mãos uns dos outros e, de repente, Björn apareceu do meu lado. Então eu sabia que era isso.

- Como nada tinha sido publicado sobre o fim do meu envolvimento com Dieter, eu rapidamente informei Björn sobre isso.

Agnetha ri.

- A primeira coisa que eu observei em Björn foram seus olhos. Cada vez que ele ri essas rugas de riso aparecem ao redor deles. Absolutamente impossível resistir!

- Bem, começou com ele me pedindo para dar um passeio durante o intervalo das gravações. Agora eu sei que Björn não só tem uma aparência agradável, mas ele também tem muitas qualidades interiores. Ele é simpático, atencioso, sensível, romântico e ele também usa o seu cérebro. Quando se trata de escrever músicas, ele é quase tão bom quanto eu!

Esta última frase foi seguida por uma gargalhada. É uma pequena vingança por aquilo que disse Björn um pouco mais cedo naquele dia.

"Nosso romance é apenas um golpe publicitário", ele brincou, justamente na tarde antes de Agnetha sair para uma turnê. "A razão pela qual eu estou com ela é porque pensei que poderia ajudá-la a ficar famosa e entrar no quadro Svensktoppen".

Mas um momento após ter dito isso ele voltou atrás e disse que gosta muito de Agnetha, e que seus interesses mútuos os tornaram muito próximos um do outro.

É na noite em que nos encontramos que Agnetha fala sobre o que ela gosta e sente por Björn. Nós visitamos uma discoteca e cada vez que Agnetha é convidada para dançar, ela polidamente recusa. Os jovens rapazes na última moda e com costeletas não podem compreender que essa garota quente os está deixando de lado. Mas a explanação de Agnetha é o que ela pensa de Björn. Conversa sobre o amor!

- Quando você realmente gosta muito do outro, você não sente ciúme, ela diz quando falamos sobre a concorrência entre os dois artistas. Mas é claro que há sempre um risco de poder, eventualmente, haver alguma rivalidade.

Björn tem seu próprio apartamento

Björn vive em um pequeno apartamento no centro de Estocolmo. Quando paramos, seu amigo Benny Andersson, com quem ele escreve canções em conjunto, veio visitá-lo. Agnetha vive em Danderyd em um bom amigo, que representa a gravadora a que ela pertence. Mas logo que Björn está em Estocolmo, ela fica com ele e ilumina a sua vida. Ambos têm viajado muito em turnês neste verão, mas até agora os seus respectivos calendários se têm acompanhado e eles têm sido capazes de se ver regularmente.
Em Setembro Agnetha vai ter suas amígdalas removidas. Ela tem amigdalite, que não é uma boa doença se você depende de sua garganta. Ela está nervosa com a operação.

Agnetha teve muitas canções no Svensktoppen. A maioria delas tem sido acerca de corações partidos e todos os tipos de problemas de amor. Como isso se encaixa com a imagem da menina alegre que ela está no palco e na vida privada?

- Eu escrevi várias canções alegres, ela explica, mas parece que o público prefere minhas canções mais trágicas. A propósito, eu posso muito bem me imaginar a escrever canções em conjunto com Björn no futuro. Se ele faz a música, eu vou escrever a letra.

Agnetha e Björn estão juntos há quase seis meses. Podemos esperar um anúncio de noivado em um futuro próximo?

- Eu quero viver a minha vida antes de me amarrar, diz uma Agnetha pensativa. Já tenho um compromisso atrás de mim, e da próxima vez que eu trocar anéis com alguém, eu quero que seja a última. Mas ele não é encantador?

Em outubro Agnetha provavelmente vai sair em turnê com Pop-69 (uma turnê de concertos juntoamente com outros artistas). Antes disso, ela vai tirar umas férias curtas e gastar muito tempo com Björn e seu maior concorrente, um novo carro da marca Triumph, que Agnetha comprou com seu próprio dinheiro e com o qual ela está fazendo as ruas de Estocolmo ficarem inseguras.


Por Cickie Palm

(*) Schlager é um estilo de música popular que é predomintante na Europa Central e do Norte, nomeadamente na Finlândia, Suécia, Suíça, Áustria e Alemanha.

(**) Svensktoppen é um gráfico da Sveriges Radio.

Artigo traduzido por mim, retirado do site Agnetha Archives.

1 comment:

  1. Oi, Nicolle!
    Eu adorei essa entrevista, a minha parte preferida é aquela em que a Anna elogia os olhos do Bj. Realmente ele sorri com os olhos...
    :)

    Ah, vc tem razão, existem muitos fãs do ABBA que ficam obcecados por um dos quatro e só sabem criticar os outros. Acho isso ridículo...

    Um beijão*

    ReplyDelete