Monday, November 9, 2009

Story, Dezembro de 1982

Agnetha e Frida: "Por causa do ABBA nossos casamentos fracassaram"






São dez anos de ABBA. Algo para comemorar? Björn, Frida, Agnetha e Benny têm suas dúvidas quanto a isso. Quando olham para trás eles não vêem só seus grandes sucessos, fama e dinheiro... o ABBA destruiu suas vidas privadas. O grupo, uma vez constituído de dois casais próximos, tem lembranças de tristeza e solidão também.
O ABBA está junto há dez anos! Assim, ao que parece, há motivo suficiente para os membros do grupo fazerem uma grande festa. Mas será que Agnetha, Frida, Björn e Benny farão realmente isso? Em uma entrevista exclusiva para a Story, Agnetha e Frida revelam como o ABBA destruiu sua vida privada...


É impressionante como as coisas podem mudar em dez anos! Em 1972, Agnetha Fältskog, Frida Lyngstad, Björn Ulvaeus e Benny Andersson gravaram sua primeira canção. E nenhum dos quatro se atreveu a sonhar que iam ser tão famosos em todo o mundo alguns anos mais tarde, como o grupo ABBA. Esse primeiro disco, chamado ”People Need Love”, aplicava-se muito bem ao quarteto. Na época, Björn estava loucamente apaixonado por Agnetha. E Benny não conseguia manter seus olhos longe de Frida. Seu sonho era que os quatro fossem felizes e famosos. E esse sonho se tornou realidade, porque em 1974 o jovem grupo ABBA ganhou o Festival Eurovisão da Canção com a canção "Waterloo".

A partir daquele momento eles emplacaram um sucesso após o outro. Enquanto isso, Björn e Agnetha tinham se casado e Frida e Benny tinham atado o laço também. "Nós quatro somos tão felizes em nosso trabalho e em nossas vidas privadas que às vezes chega a ser assustador", disse Agnetha certa vez a um jornalista. Sua felicidade parecia duradoura. Björn e Agnetha tiveram dois filhos juntos, Linda e Christian. E Benny e Anni-frid constituíram uma família feliz com Hans e Liselotte, filhos do primeiro casamento de Frida.



Então, de repente, aquilo começou a dar errado! Enormes problemas começaram a surgir para Agnetha e Björn. "Björn foi completamente absorvido pela música, ele quase não me dava mais atenção", Agnetha diz agora, três anos após o divórcio. "Caracteristicamente, sou o tipo de pessoa muito caseira, e não posso imaginar nada mais maravilhoso do que sentar no sofá com o meu marido e ver um bom filme na televisão. Quando nós éramos recém-casados, Björn pensava da mesma maneira. Mas à medida que o ABBA melhorava, nosso relacionamento foi piorando. No final, nós só nos víamos nos estúdios de gravação. Eu fui ficando cada vez mais deprimida e, afinal, eu via um psiquiatra quase todos os dias. Juntamente com ele, cheguei à conclusão de que eu tinha que terminar meu casamento com Björn o mais rapidamente possível, antes que eu enlouquecesse. Björn não ficou surpreso de todo quando eu lhe disse que queria o divórcio. Ele tinha percebido o começo disso, mas não sabia como salvar nosso casamento. Para Björn, seu trabalho vinha sempre em primeiro lugar."



Como se todas as lágrimas derramadas não tivessem sido suficientes, algum tempo depois o casamento de Frida e Benny também terminou. "Nós tivemos alguns problemas por um tempo", explica Frida honestamente. "Mas no começo nós não os enfrentamos. Nós simplesmente os ignoramos. Você pode manter as coisas assim durante algum tempo, mas chega um momento em você realmente precisa fazer algo. Com o tempo, Benny e eu tínhamos feito uma vida própria e voltávamos para casa só para dormir. Algum tempo depois, descobri que Benny teve um caso com uma apresentadora de TV de 37 anos de idade, Mona Nörklit, e apartir desse momento ele não voltou mais para casa de jeito nenhum. Bem, então por que permanecer casado? Não é muito melhor, tanto para um quanto para o outro, começar tudo de novo? Desde esse tempo, eu sinto que é um alívio estar sozinha novamente. Meus dois filhos estão vivendo de forma independente. Hans tem 19 anos e fez da música sua profissão também. E Liselotte, de 15 anos, está estudando na América. Finalmente eu tenho tempo para mim. Eu adoro isso! Eu tenho viajado muito e, como vocês sabem, gravei um álbum solo. O que mais se pode querer?”



Björn e Benny se dizem muito felizes em suas vidas privadas. Ambos casaram novamente e recentemente tornaram-se pais mais uma vez. Um Benny orgulhoso caminha através dos escritórios do ABBA com seu filho Ludwig, de nove meses de idade, mas quando o nosso fotógrafo quer tirar uma foto, ele diz com firmeza: "Sem fotos, por favor. Eu quero manter minha vida privada fora da mídia, tanto quanto possível."



Mas Agnetha quer compartilhar algo sobre seus filhos. "Eu prometi a mim mesma dedicar todo o meu tempo livre a Linda e Christian a partir de agora", diz ela, decisiva. "No passado, eu tive que deixar muito sua educação para a babá. Isso não vai acontecer mais. Eles precisam de sua mãe. Eu não quero mais fazer turnês, que me levam para longe de casa por muito tempo. Eu teria a sensação de que estou descuidando deles e eu definitivamente não quero isso. Levei Linda comigo uma vez para a América, mas nós duas não aproveitamos. Quando estou em casa, com Linda e Christian, eu estou perfeitamente feliz, então eu quero que continue assim."

Assim, parece que o conto de fadas do ABBA terá um final feliz depois de tudo.


Tradução feita por mim de um artigo retirado do site ABBA Articles.

2 comments:

  1. Oi,Nicolle!
    Tenho certeza de que nenhum dos membros do ABBA imaginou que o grupo terminaria dessa forma. Cada vez mais me convenço de que os culpados foram Benny e Björn...

    Bj*

    ReplyDelete
  2. Acho essa matéria tão triste.
    Fico com uma pena das gurias.
    Bjks

    ReplyDelete